Buscador do Google ganhará novos recursos de IA com Gemini


 Descubra como a nova ferramenta de IA da Google, o Gemini, pode aprimorar sua experiência de busca. Com recursos avançados de geração de texto e análise de dados, o Gemini torna a pesquisa mais eficiente e relevante. Aproveite o poder da inteligência artificial para obter melhores resultados.

Em seu evento anual, Google I/O, que aconteceu na última terça-feira, a empresa anunciou novas atualizações para seu buscador.

Gemini, principal concorrente do ChatGPT, foi o principal destaque, prometendo transformar a maneira como usamos o mecanismo de busca, respondendo a perguntas, extraindo informações da web e muito mais.

Por exemplo, no mecanismo de pesquisa será possível usar IA na busca para planejar refeições e viagens e até mesmo usar vídeos para responder perguntas sobre o mundo ao seu redor.

Veja um breve vídeo demonstrativo do que está por vir:

YouTube video player

Embora somente os EUA terão estas novas atualizações em vigor por enquanto, vamos falar aqui de 6 grandes recursos que chegarão em outros países provavelmente até o final do ano.

1. Respostas rápidas com visão geral de IA

buscador do google com Respostas rápidas por IA
(Crédito da imagem: Google)

O modelo será capaz de gerar uma resposta para sua pergunta usando uma variedade de sites e fontes diferentes para criar uma visão geral rápida do tópico.

Conforme o Google, com as visões gerais de IA, as pessoas usarão mais seu mecanismo de pesquisa. Será interessante ver como isso afeta se um usuário decide visitar esses sites de origem.

Tendo sido testado por membros do Search Labs, agora será lançado para todos nos EUA, com mais países prontos para obtê-lo em breve.


2. Uma visão geral de IA ajustável

busca google visão geral de IA ajustável
(Crédito da imagem: Google)

Falando nessas visões gerais, o Google está dando um passo além, dando a você a opção de simplificar a linguagem ou dividi-la em mais detalhes.

Essa variabilidade de como o modelo de Gemini é capaz de apresentar as informações certamente tornará essas visões gerais mais acessíveis – dando aos geeks mais informações, ao mesmo tempo em que dará aos recém-chegados em um tópico a chance de alcançar um resumo mais simples.


3. Ficando complexo

google responde perguntas complexas com ia
(Crédito da imagem: Google)

Uma grande coisa que sai do Google I/O é como o Gemini está recebendo atualizações sérias em seus recursos de raciocínio de várias etapas – sendo capaz de quebrar perguntas complexas e responder a todos os elementos.

Isso também está chegando ao Google Search AI Overviews, onde você poderá fazer uma pergunta de várias etapas e obter todas as respostas de uma só vez, em vez de ter que fazer muitas pesquisas individuais.


4. Planejamento com pesquisa

planejar viagem e refeições no google com ia
(Crédito da imagem: Google)

Quem usou IA recentemente sabe que um de seus superpoderes é a capacidade de ajudar a fazer planos. Com as visões gerais de IA da Pesquisa, você poderá usar esses mesmos prompts, e o Google extrairá informações da Web e fará um plano com você.

Quer se trate de uma viagem a Londres que não requer muitas caminhadas ou de um plano de refeições fácil de preparar, a Pesquisa pode criá-los e personalizá-los com base em solicitações de acompanhamento. Uma vez feito, você pode exportar isso para o Google Docs ou Gmail.


5. Brainstorm com pesquisa

procurando um restaurante para um jantar no google
(Crédito da imagem: Google)

Se você não tem nada específico para pesquisar e está apenas procurando inspiração, a página de resultados organizados por IA é um ótimo caminho a seguir. Com isso, a IA quase assume o trabalho de ranquear páginas e divide grupos de páginas em categorias geradas por IA.

Por exemplo, se você estiver procurando um restaurante para um jantar de aniversário, o Gemini dividirá várias respostas em ângulos diferentes com agrupamentos úteis.


6. Pesquisa Google vai multi-modal

Pesquisa Google vai multi-modal
(Crédito da imagem: Google)

Com as atualizações do Gemini em compreensão de vídeo chegando à Pesquisa, você poderá obter respostas rápidas para perguntas sobre o que quer que você veja.

Ao perguntar como consertar um toca-discos como o Google demonstrou no palco, você pôde ver como o Gemini dividiu o vídeo em quadros individuais e entender o que estava dando errado – tudo reunindo os principais detalhes do vídeo e obtendo informações importantes de sites de classificação.


Editores de Notícias estão preocupados com o excesso de IA no Buscador

Apesar destas novidades soarem como convenientes aos usuários do Google, mas para os editores de notícias que já estão lutando com quedas acentuadas de tráfego, a atualização provavelmente causará uma diminuição ainda maior na audiência, potencialmente privando-os de leitores e receita.

A principal preocupação dos sites de notícias se resume a uma pergunta: Por que gastar tempo clicando em um link quando o Google já vasculhou a internet e colheu as informações relevantes com sua IA?

“O Google cuidará do trabalho braçal”, disseram os executivos. Mas muito desse “trabalho braçal”, é claro, vem na forma de artigos escritos por humanos e experiência publicados na internet em blogs e meios de comunicação, todos construídos sobre uma base de apoio publicitário.

A mensagem do Google foi ouvida em alto e bom som. Poucas horas após o anúncio de Mountain View, a indústria de notícias começou a soar o alarme.

Isso será catastrófico para nosso tráfego, conforme comercializado pelo Google para satisfazer ainda mais as consultas dos usuários, deixando ainda menos incentivo para clicar para que possamos monetizar nosso conteúdo“, disse Danielle Coffey, executiva-chefe da News/Media Alliance, à CNN.

Na terça-feira, provavelmente prevendo o pânico que seu anúncio provocaria, o Google argumentou que as mudanças de IA realmente beneficiariam as empresas de notícias. O Google disse à CNN que está mostrando mais links com seu recurso AI Overviews e que, ao melhorar o produto de pesquisa, permitirá que a empresa envie mais tráfego para editores da web.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)

#buttons=(Accept !) #days=(20)

Our website uses cookies to enhance your experience. Learn More
Accept !